top of page

Como escolher o melhor método de yoga

Atualizado: 27 de mar. de 2023

Alguns clientes buscam consultoria para ajudar a escolher o melhor método de yoga. Então eu vou ajudar a dar um norte no que você deveria buscar mas com uma abordagem diferente.


O que hoje eu vou te aconselhar é uma visão integrativa que minha terapeuta ayuverdica e minha astróloga védica me ensinaram a alguns anos. Fez total sentido para mim, mesmo eu já sendo professora e praticante a tanto tempo.


Quem já se aprofundou um pouquinho no yoga deve ter ouvido falar no ayurveda e na filosofia dessa medicina, que busca mais do que tudo equilibrar e harmonizar através da constituição dos doshas (do bio-tipo, não só corporal mas também mental de cada pessoa) e quando buscamos uma analise da nossa constituição podemos ver tanto nossos potenciais quantos os possíveis desequilíbrios e assim o ayurveda vai tratando principalmente as causas desses desequilíbrios e como harmonizar.


O que você deve se perguntar é: aonde você está hoje, como é seu estilo de vida e o que de fato você precisa com o yoga. Sendo bem honesta na resposta até mesmo se ainda não sabe ao certo.

Segundo, você está disposta a praticar realmente o método que se encaixa ao que você de fato precisa? Por que te falo, as vezes o remédio não tem um gosto fácil de engolir.


No geral o que eu aconselho é você saber qual o seu dosha predominante, pela internet já se pode descobrir mas o ideal é buscar um terapeuta para te orientar por que as vezes estamos tão desequilibrados que pode dar um falso resultado nos testes disponíveis da internet.


Mas sem precisar entrar muito nessa questão, por termos um estilo de vida já agitado o ideal é que a pratica do yoga postural seja o oposto, inclusive para aquelas pessoas que já gostam muito de movimento. Ou seja, uma pratica lenta e de permanência vai ajudar a nos equilibrar e nos ensinar a apreciar os momentos de pausas, não só do corpo mas também da mente, o que é muito necessário nos dias de hoje.


Quem prática regularmente esportes, tem um bom desenvolvimento muscular e tem o biotipo pitta eu aconselho métodos que trabalhem o alongamento restaurativo para acalmar e a permanência nas posturas, principalmente naquelas que não precisam de muito esforço. Práticas que dão foco no alinhamento e na respiração suave, esse será o maior desafio para quem tem pitta dominante mas que o ajudará a prevenir e estabelecer o equilíbrio do fogo e da agua em si. Métodos como yin yoga, yoga restaurativa, hatha yoga e Iyengar são bem vindos.


Para aqueles que tem uma estrutura mais leve, são altos, magros, cheios de movimento e se percebem mais hiperativos tendendo a ansiedade geralmente tem a constituição vata dominante. Para esses, a prática de yoga também se mantem com foco na permanência e estabilidade nas posturas só que um pouco mais energizante ajudando a ter mais força no corpo, dar foco nas pausas e na respiração suave. Métodos como hatha yoga, yoga integrativa e Iyengar.


Os de biotipo dominante por kapha que naturalmente tem uma constiuição mais pesada, de metabolismo e circulação lenta apresentando tendências de letargia ou para quem

precisa sair do sedentarismo, o ideal é buscar práticas vigorosas. Para equilibrar o peso da terra e da água, explorar práticas criativas, com movimentos e energizantes. O que já é

quase o oposto dos outros dois, os métodos ideias são Hatha Vinyasa, Vinyasa Flow, Ashatanga.


Geralmente esses concelhos assustam a primeiro momento pois vai de contra o que a pessoa é por natureza, tendo que práticar algo que o corpo e a mente não fazem questão nenhuma de fazer. Mas é necessário entender que a maioria das nossas frustrações e desarmonia são por falta de algo chamado excesso ou escassez gerando em nós desequilíbrios.


É preciso entender que a filosofia do qual o yoga se embasa é te levar a experimentar um estado profundo de harmonia, fazendo sessar nossos sofrimentos diários. Precisamos olhar muito bem para isso antes de decidir qual método praticar. Isso não significa que você não pode ir um dia ou outro fazer uma modalidade diferente de yoga, mas como uma pratica diária eu diria que vale a pena o esforço ir contra o que as tendências te mostram ou de nossos desejos de satisfação, isso é sair da zona de conforto.



Comments


bottom of page